segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sono do bebê




"Meu filho não dorme!"
Essa frase é dita por 8 em cada 10 mães. Impressionante como em grupos maternos esse assunto é um dos mais discutidos. E para cada mamãe desesperada de sono e cansaço tem 5 cheias de técnicas e dicas milagrosas, desde chás, a massagens, músicas... Enfim... Mas o que realmente funciona varia muito de bebê para bebê, afinal, quem disse que o seu filho é igual ao da sua amiga ou ao daquela mãe que diz pra todo mundo que seu filho dorme a noite toda desde que nasceu? Cada criança é única e seus limites devem ser respeitados. Da mesma forma, cada uma tem o seu tempo. 

Mas, vamos ao que interessa, né? Porque no fim das contas o que toda mãe desesperada quer saber mesmo é o que as mães cujos filhos dormem, fazem. 

Por aqui nem sempre foi tudo um mar de rosas. Na verdade foram poucas as noites em que eu não acordei de madrugada. Mas com um mês e meio Bianca passou a acordar apenas uma vez de madrugada (o que pra mim já estava ótimo!). Ela ia dormir por volta das 19:30h/20h e acordava umas 2h da manhã, logo depois de mamar adormecia de novo e só acordava 6h/6:30h e, em condições normais, foi assim durante um bom tempo. Eu digo condições normais, porque bastava um resfriado, um salto de desenvolvimento, ou uma febre que tudo desandava e as noites eram bem animadas. Por aqui o sono já passou por várias fases, mas desde que completou 6 meses Bianca já dormia a noite inteira sem acordar nem mesmo uma vez (das 20h às 6h da manhã). O problema é que quando ela fez 6 meses nós mudamos de cidade e o novo clima trouxe muitas complicações para ela (especialmente respiratórias) e mensalmente ela pegava uma gripe ou tinha uma crise alergica violenta. Fora isso, tivemos o salto de desenvolvimentos ao 8 meses e 10 meses, que mexeram muito com o sono dela, e dentinhos nascendo aos 9 meses. Ou seja, noites agitadas.

Mas, quando ela está bem, ela dorme super bem. E eu devo isso ao fato de que eu sempre fiz questão de manter a rotininha dela. Na verdade, a rotina para o bebê é importantíssima para que ele se sinta seguro e sempre saiba o que vai vir depois. A rotina aqui é tão estabelecida que quando dá a hora do banho dela da noite ela já fica irritadinha e basta entrar no quarto que ela já deita a cabecinha no meu ombro pra dormir. E não se enganem: manter a rotina de dia é tão importante quanto a da hora do sono. E o soninho de dia também é tão importante quanto o noturno. O bebê precisa de muitas horas de sono para crescer e se desenvolver bem e de maneira saudável. E bebê que dorme bem de dia, dorme bem de noite. Nunca caia na besteira de fazer o seu filho ficar acordado durante o dia para dormir de noite, isso só vai fazer com que ele fique mais irritadinho de cansaço, e bebê irritado chora, demora a dormir.

Eu até hoje evito sair de noite com Bianca após o seu horário, primeiro porque ela fica bem chatinha e segundo porque eu prefiro que ela durma bem e fique tranquila. Eu não tenho necessidade de sair e só faço isso à noite quando alguém pode ficar com ela, caso contrário, nada de sair. Claro que já saímos em ocasiões especiais, mas não é a regra. E nos seus primeiros meses eu não saía de jeito nenhum. E mesmo que tivesse visita em casa eu respeitava o seu horário, levantava e ia fazer a sua rotininha no horário de sempre.

Outra coisa que sempre prezei foi manter o silêncio a luz baixa durante noite, mesmo que ela acordasse. Não conversava, nem brincava, muito menos a levava para a minha cama, ficava ninando até dormir (sim, já passei mais de 1 hora fazendo ela voltar a dormir) em seu quartinho, balançando na poltrona. Ela nunca dormiu na minha cama e todas as sonecas do dia são feitas em seu berço. 

Sempre falam para, durante o dia, deixar tudo iluminado e o bebê dormindo com o barulho da casa. Eu nunca fiz isso. Até suas sonequinhas diurnas são feitas em seu quarto, porta e cortinas fechadas, afinal, ela também gosta de dormir num lugar aconchegante tanto quanto eu. rsrs Hoje ela dorme durante 2 horas pela manhã e 2 horas à tarde, sempre no seu cantinho confortável e escurinho (mas não um breu, eu deixo uma pontinha da cortina abertinha pra entrar um pouquinho de luz e ela ver que é dia).

Em outros posts falarei da rotina de Bianca mês a mês detalhadamente. Espero que este tenha sido informativo para vocês. Qualquer dúvida é só perguntar!

Beijos, Fernanda.

Um comentário:

  1. Adorei o relato Fê. Conosco, a rotina do sono da Lis se estabeleceu com uma mês e pouco tb só resmungava uma vez à noite para mamar e dormia novamente até as 6, 7. Porem durante o dia nao dormia nada 30min apenas de 2 em 2 h. Depois dos quatro meses tudo mudou, melhorou o sono diurno, e o da noite está difícil. Chora, resmunga e desperta várias vezes. Picos, salto, crises, sonhos ruinzinhos, não sei mais o que pode ser. Nunca a deixei chorando, pulo da cama só com o resmunga dinheiro dela. Desde que nasceu que o rotina por aqui é primordial. E só aqui trouxe pro nosso quarto uma madrugada de muita cólica que o papai ficou do dó dela. Não pega a chupeta direito. Já insisti, depois pensei em dei charmosa de lado, agora parece que tá pegando novamente. Não sei o que fazer. Agora, o que penso e dá colo e conforto Qundo ela choraminga e esperar essa fase passar. Tb foram muitas coisas em uma curto período, dente, engatinhar, balbuciar, ficar em pé, introdução alimentar, viagem... aí não sei! Ah, e aí da teve a tentativa de desmame noturno por conta da dentição, não deu certo por aqui. Voltei atrás.😯

    ResponderExcluir