terça-feira, 11 de agosto de 2015

Desenvolvimento do bebê de 0 a 3 meses - Coluna da Pedagoga Giceli Araújo



Boa tarde!!
Mais um post no ar com mais uma estreia por aqui!! A partir de agora teremos a contribuição da pedagoga (e quase psicóloga) Giceli Araújo, com posts sobre o desenvolvimento das crianças! Na foto, Bianca com 3 meses já doida para se arrastar rsrs Eu colocava esses brinquedinhos dela a uma certa distância para estimular e foi muito bom! Enfim, espero que gostem dos posts e podem trazer susgestões de temas!
Beijos, Fernanda.


"Olá, queridos papais, mamães ou amantes do universo infantil, assim como eu. Me chamo Giceli Araújo, sou pedagoga (especialista em Neuropedagogia) e estudante do último período do curso de Psicologia. Sou sonhadora, encantada pela vida e apaixonada pelos ofícios que escolhi. Dedico boa parte dos meus estudos aos nossos pequenos e a cada dia percebo que existe algo novo para descobrir e aprender.
Se para nós, profissionais, é difícil construir a ideia do que seria o melhor cuidado para as crianças no período da primeira Infância (crianças entre 0 e 5 anos), imagina para os papais e mamães que, muitas vezes, tiveram nenhum ou pouquíssimo acesso a informações sobre o desenvolvimento infantil.
Ainda no período da gestação é comum conhecermos pais que realizam uma verdadeira saga em busca de informações que possam ajudá-los a proporcionar um desenvolvimento saudável para o seu filho. Livros, revistas, blogs, conversas intermináveis com outros papais, todo esse caminho é importante para construção de um elo saudável e responsável entre pais e filhos. São os primeiros traçados de uma linda e eterna história de amor.
Com a chegada do bebê, batem à nossa porta muitas dúvidas e inseguranças. E é sobre algumas delas que nossos bate-papos periódicos irão tratar. Há dois meses atrás fui questionada por uma amiga sobre os estímulos que ela poderia fazer com o seu filho de 2 meses. Para responder a esta pergunta, inicialmente, precisamos compreender as características de cada fase do desenvolvimento no primeiro ano de vida da criança.
Gosto de chamar a infância de período mágico, pois neste momento o homem passa por um processo de transformação rápido e intenso. Como em um passe de mágica, nosso cérebro passa por várias fases de desenvolvimento e o nosso corpo sofre inúmeras mudanças. Nesse período tudo que está ao nosso redor influencia a forma que iremos nos desenvolver a nível cognitivo, emocional e motor.
Vamos compreender um pouco sobre as caracteristicas humanas nos seus primeiros meses de vida e, a partir desses apontamentos, construir momentos de estimulação para os nossos bebês.

Fases do desenvolvimento – Dos 0 aos 3 meses

Algumas características:

- Reage perante sons altos e pode se assustar com barulho inesperado;
- No primeiro mês costuma ter muitos períodos de sono;
- Tem o sistema visual limitado, fazendo com que só enxergue algum objeto que esteja muito próximo a ele;
- A partir do 2º/3º mês já acompanha o movimento de objetos e já passa mais períodos acordado;
- Reconhece os pais/cuidadores;
- Abre e fecha as mãos, além de levá-las à boca para fazer movimento de sucção;
- Desenvolve um tipo de choro diante de cada necessidade;
- Ao entrar em contato com músicas e brincadeiras, movimenta as pernas, braços e dá gritos.

Dicas para esta fase:
- É importante que os pais organizem a rotina da criança, fazendo com que as atividades ocorram sempre no mesmo horário. A vantagem é que você terá um padrão previsível de atividades e horários, e seu bebê saberá o que esperar ao longo do dia, assim como você saberá quais os períodos de descanso;
- Um excelente brinquedo para os bebês pode ser o próprio rosto dos pais. Levantar as sobrancelhas, abrir e fechar a boca, piscar os olhos e falar em tom e ritmo mais exagerado. Tudo isso pode fazer parte de uma divertida brincadeira, que pode ocorrer no momento de troca da fralda, de roupa, e em muitos outros momentos.
- Deixe em alguns momentos do dia o bebê de bruços para ele fortalecer seu pescocinho, fazendo sons à frente, ou estimulando com brinquedinhos, para chamar sua atenção; - Não espere que com essa idade o bebê já durma a noite inteira, se seu bebê já emplacar 5 a 6 horas direto de sono na primeira parte da noite, considere maravilhoso;
- Nessa fase o bebê não consegue passar mais do que 2 horas direto acordado, então, preste atenção à hora em que ele acordou e veja se em 2 horas (ou menos) ele já não apresenta sinais de cansaço (bebê muito cansado chora e tem ainda mais dificuldade em conseguir dormir).

Lembrem-se que apontei apenas algumas características para cada etapa do desenvolvimento, os nossos bebês possuem muitas outras habilidades. Além disso, é importante lembrarmos que nossas crianças não chegam até nós com manuais e nem padrões de comportamentos estabelecidos. Somos biologicamente projetados, mas como cada um de nós vai se desenvolver depende de muitos fatores externos."


*Giceli Araújo, Pedagoga, especialista em Neuropedagogia, cursando o último período do curso de Psicologia e da especialização em Neuropsicologia.

2 comentários:

  1. ÓtimO esclareci netos, Gi.
    Na expectativa dos próximos meses. Quero logo que coincidam com a fase da minha baby. Já tá com 6 meses. ^^

    ResponderExcluir