quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Quando começar a higiene bucal do bebê? - coluna da dentista Geórgia Faria

Boa tarde!

O tema do post de hoje sempre gera muitas dúvidas e controvérsias. Quando começar a fazer a limpeza da boquinha do recém-nascido? É necessário mesmo limpar a boquinha de um bebê tão pequeno?E como realizar tal procedimento?

Eu confesso que comecei a fazer depois do primeiro mês de Bianca e apenas na hora do banho da noite, primeiro por falta de informação, segundo por medo de machucar a sua boquinha tão pequena. Se eu faria diferente hoje? Sem dúvidas!! Quando comecei a fazer a limpeza da boca dela percebi que ela adorava esse momento, ficava quietinha esperando, como se a dedeira desse uma coçadinha gostosa na gengiva (sim, sempre usei dedeira rs). E hoje ela está tão acostumada que não dá o menor trabalho para escovar os seus dois dentinhos! rs

Então, para tirar todas essas dúvidas, vamos ver o que a dentista tem a dizer?

Beijos, Fernanda.


"Olá, mamães!
Hoje estou de volta para falar um pouco sobre os primeiros cuidados com a higiene oral do recém-nascido. O tema é um pouco polêmico na literatura atual, mas é possível chegar num consenso com um pouco de boa vontade.
A pergunta é a seguinte: Meu bebê pode ter cáries antes de ter dentes? NÃO. As cáries só se formam em dentes e, portanto, sem eles, sem cáries. Então, se não há risco de cáries, preciso higienizar mesmo assim?
É justo aí que mora a tal polêmica. Alguns autores relatam que não é necessária a higiene da boca do bebê para prevenir cáries. Além disso, o próprio leite contém substâncias com ação importante para a cavidade oral e não deve ser removido após a mamada. Porém, outros autores defendem a prática da limpeza para evitar formação de fungos como o famoso “sapinho” e, principalmente, para criar o hábito no bebê.  Assim, quando chegarem os dentinhos, será muito mais fácil seu filhote deixar que você faça a limpeza deles se já houver o hábito diário de limpar da região, não concordam?
Diante disso, minha dica é fazer a higiene da boquinha do bebê desde o nascimento apenas uma ou duas vezes ao dia, de preferência uma delas após a mamada da noite, quando o sono será mais longo. Essa frequência, por enquanto, é suficiente para criar o hábito e diminuir a possibilidade de aparecimento de fungos. Nas outras mamadas o leite permanecerá na boca a maior parte do dia sem problemas. A higiene pode ser feita com fralda de tecido ou com gaze. Deve-se umedecer a ponta da fralda ou a gaze em água mineral ou soro fisiológico, envolver no dedo indicador de quem for realizar a limpeza e esfregar delicadamente em toda a boquinha da criança. Isso inclui a parte interna das bochechas, toda a gengiva (superior e inferior), céu da boca e língua. Eles costumam adorar, será fácil pra você e prazeroso para o bebê.
Um abraço carinhoso em todas e até a próxima." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário