quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Quando é hora de ir ao dentista pela primeira vez? - Coluna da dentista Geórgia Faria


Bom dia!

É com prazer que anuncio que hoje temos mais uma estreia por aqui! Quinzenalmente teremos a coluna voltada aos cuidados com a saúde bucal dos nossos filhotes com a Dra. Georgia Faria! Espero que gostem e tirem todas as suas dúvidas!

Um beijo, Fernanda.

                "Olá, mamãe! Sou dentista e já venho trabalhando com crianças desde que me formei, já fui professora da disciplina de odontopediatria na UERN e atualmente sou dentista da educação infantil de duas escolas em Natal. Amo meu trabalho e estarei frequentemente escrevendo para este lindo blog, para tirar dúvidas como esta! Será sempre um prazer.
                Pois bem, a resposta vai surpreender, mas é isso mesmo: a primeira visita ao dentista deve acontecer quando seu bebê ainda estiver dentro da barriga! Claro que não será possível examiná-lo nesta fase, contudo, é extremamente importante que, logo nos primeiros dias de nascido, a mamãe já saiba como serão os primeiros cuidados com a higiene bucal dele. Seria inconveniente e arriscado levar um bebê de poucos dias em um ambiente como um consultório odontológico, portanto, antes da fofura chegar, é necessário já passar no consultório para tirar todas as dúvidas com a odontopediatra e, desse modo, quando ele nascer, a mamãe já saberá de tudo e só precisará leva-lo ao consultório, caso apareça algum problema ou, após a chegada dos primeiros dentes.
                Resumindo, a primeira visita deverá ocorrer durante a gravidez para que todas as orientações sejam dadas e a mamãe já comece a higiene bucal desde os primeiros dias de nascimento. A segunda consulta deve ocorrer somente no caso de alguma queixa ou, com o aparecimento dos primeiros dentinhos. Pra quem faltou a primeira, ou até a segunda, não esperem aparecerem os problemas para levar o filhote ao odontopediatra. Quanto mais velho ele for pela primeira vez, maior será a resistência, o medo e a possibilidade de já haver necessidade de algum tratamento mais invasivo. Quando a criança tem acompanhamento e os pais têm orientação desde cedo, os problemas bucais tem menor chance de aparecer e, portanto, os procedimentos são agradáveis e puramente preventivos. Resultado: Seu filho vai amar ir ao dentista!
Um abraço a todas, sempre a disposição,
Dra Geórgia Faria - CRO/RN 3531"




Um comentário:

  1. Poxa. Bem na hora. Esse mês surgiram os dois Pri erros dentinhos da minha baby. E por coincidência, hoje liguei para odontopediatra para agendar uma consulta. ^^

    ResponderExcluir