quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A hora do banho



A hora do banho

Uma das dúvidas mais frequentes de toda mãe de primeira viagem é sobre o banho do bebê. Quantas vezes por dia, se usa sabonete ou não, qual toalha usar, temperatura da água, etc etc. Então, vou postar aqui o que funcionou na minha casa com a minha bebê.

Nos primeiros meses os pediatras recomendam dar apenas um banho por dia com sabonete (se precisar de outro não usar sabonete para não ressecar a pele), sendo este durante o dia e em local sem corrente de ar e temperatura da água morna, em torno de 36 a 37 graus. Mas aqui em casa eu adaptei um pouco essa “regrinha”. Primeiro porque minha filha nasceu num lugar bem quente (nordeste) e segundo porque eu queria fazer do banho parte da rotina do sono e, para evitar o ressecamento da pele, queria dar apenas um banho mesmo (até porque eu não sei dar banho sem passar sabonete, rs).

Então, nos primeiros 2 meses, eu dava apenas um banho por volta das 19:30h, fechava o banheiro para evitar corrente de ar, deixava uma luz mais fraca e deixava a água em torno dos 34 a 35 graus (mais do que isso ficava muito quente e Bianca sempre foi bem calorenta, facilmente ficava suada e o dia era super quente também; no comecinho eu queria seguir a regra da temperatura à risca e ela chorava muito no banho, devia se incomodar com a temperatura, quando eu diminuí ela passou a tomar banho numa boa, relaxava tanto que às vezes chegava a fechar os olhinhos!). Eu usava sabonete Johnson para recém-nascido da cabeça aos pés e enxugava com toalha fralda. Depois do banho ia com ela direto para o quartinho dela, ligava o ar condicionado e ela mamava às 20h para depois ir dormir.

Depois faço um post explicando direitinho como eu introduzi a rotina com Bianca e quando começou a funcionar, mas já adianto que não foi algo rápido e que o primeiro mês não conseguia ter rotina nenhuma, mesmo tentando! Rs

A partir do terceiro mês de vida de Bianca, como entramos no alto verão por aqui e os dias estavam SUPER quentes, eu passei a dar 2 banhos por dia (os dois usando sabonete líquido) e mudei para a toalha felpuda bem macia. O primeiro banho eu passei a dar por volta das 13h e logo depois ela mamava e dormia (o banho ajudava a relaxar e até hoje mantenho essa rotina de dar banho depois do almoço, ela adora); e o segundo banho até hoje continua sendo por volta das 19h também. A diferença maior é que hoje ela também faz do banho um momento de diversão e já passo shampoo em seu cabelinho!


Então é isso, espero ter ajudado um pouquinho com a minha experiência.

Beijos, Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário