sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Chegada dos primeiros dentinhos - coluna da dentista Geórgia Faria



Bom dia!
Por aqui a chegada dos dentinhos ta sendo leenta. Rsrs Bianca já vai fazer 1 ano e só tem 2 embaixo, mas os 4 de cima estão bastante inchados há bem 1 mês! Tadinha, o sofrimento é grande.. Hoje a nossa colunista a dentista Geórgia Faria fala justamente sobre a chegadas dos primeiros dentinhos do bebê. Você tem dúvidas a respeito desse momento? Vamos ver o que ela tem a dizer! O post está bem completo e bastante esclarecedor! Espero que gostem!
Beijos, Fernanda!


"Seu bebe fica irritado, não quer comer, baba mais do o normal, leva tudo à boca e, às vezes, ainda aparece uma febre sem motivo. Serão os primeiros dentinhos chegando? Bem provavelmente, sim! É uma transição que, para alguns, pode acontecer quase sem nenhum sintoma, mas que, para maioria, vem associada a algum sofrimento para o bebê.
A literatura relata que os primeiros chegam aos 6 meses e as estatísticas confirmam isso. A maioria das crianças começa a mostrar os incisivos centrais inferiores bem por essa época mesmo, mas, que fique bem claro, isso não é uma regra e se o seu bebe ganhou dentinhos muito mais cedo ou muito mais tarde que isso, não se preocupe, é absolutamente normal. Há, inclusive, crianças que já nascem com dente ou, algumas que só começam a apresentar com mais de 1 ano.
As crianças têm 20 dentes de leite (decíduos) e devem levar aproximadamente 2 anos para completar essa dentição. Os sintomas como, coceira, inchaço na gengiva, muita baba, irritação e até febre leve são normais, uma vez que a gengiva está sendo rompida por uma estrutura dura e isso pode gerar uma discreta reação inflamatória local. Não é preciso medicar na maioria dos casos, basta ter paciência. Porém, podem ser utilizados analgésicos sistêmicos ou pomadas locais anestésicas ou antiinflamatórias para aliviar os sintomas. Sempre, claro, prescritos pelo pediatra ou odontopediatra. Mordedores gelados ou alimentos frios também podem ajudar o processo.
No mais, não fiquem nervosas se seu bebe, tão novinho, já tem dentes, basta começar a higiene deles, não há nada com o que se preocupar. E as mamães daqueles que demoram a aparecer os dentes, não fiquem ansiosas, aguardem, estimulem com mordedores e alimentos pastosos que, no tempo deles irão chegar normalmente. Apenas depois de 1 ano e meio sem dentes, o odontopediatra deverá solicitar radiografias e, se preciso, ajuda-los a nascer.
Um abraço carinhoso em todas, sempre a disposição, Geórgia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário