segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Saltos de Desenvolvimento

Você já passou por um período em que nada consola o seu bebê, ele tem uma irritação aparentemente sem motivo, não dorme mais como costumava dormir e pede mais colo que o normal? E, assim como veio, do nada, todas essas características pareceram desaparecer?

A gente tem o costume de buscar explicações para mudanças no comportamento dos nossos bebês e, muitas vezes, procuramos algum desconforto para tentar sanar aquela inquetude, seja um dente nascendo, seja uma fralda suja, seja sono ou cansaço. Mas, a verdade, é que tudo isso pode estar associado a apenas um fator: seu bebê está crescendo! E, para ele, isso pode ser bem dolorido. Crescer dói! 

Estranho pensar assim, ne? Mas é assim que acontece: de tempos em tempos, o bebê aprende novas habilidades e, com elas, vem o desejo de dominá-las. Vamos exemplificar. Após completar 4 meses, começamos a deixar o bebê mais sentadinho para que ele aprenda a sentar sozinho, assim, com o tempo, ele vai começar a tentar se sentar de fato! Só que, até aprender a sentar, ele  precisa praticar, correto? Então, se pensarmos assim, a irritação pela qual o bebê passa começa a ser algo natural, ele quer dominar aquela atividade, ainda não consegue, e quer treinar o tempo todo para ficar bom nisso!

Os saltos acontecem mais ou menos até os 2 anos de vida da criança e são aproximadamente os seguintes:
-1 mês
- Próximo de 2 meses
- Próximo de 3 meses
- 4 meses e meio
- 6 meses
- 7 meses
- 8 meses e meio
- Próximo de 11 meses
- Próximo de 13 meses
- Próximo de 15 meses
- 17 meses

Alguns bebês apresentam mais as características do salto do que outros, mas todos passam por essas fases de desenvolvimento. Às mamães cabe apenas o papel de compreender e buscar ajudar a passar por cada uma delas com muito carinho e paciência.

Por aqui, os saltos que mais percebi alterações significativas foram os dos 4 meses, 8 meses e 11 meses. Bianca passava a acordar de hora em hora à noite, durante o dia se irritava com tudo, não queria colo e, ao mesmo tempo, se ficasse no chão pedia colo, não comia direito, chorava por qualquer motivo e, da mesma forma que todos esses sintomas vieram, como num passe de mágica, foram embora. Lembro de ouvir várias pessoas falando que era dente, que ela acordava de noite com fome, bla bla bla. E eu sempre respondia que ela tava passando por um salto, que não era nada disso e que ia passar. Instinto de mãe não falha! E o mais engraçado era perceber realmente uma nova habilidade adquirida após cada salto desse! O dos 4 meses foi o pior de todos.

Com 4 meses e 3 semanas mais ou menos, ela ficava numa irritação impressionante, acordava de hora em hora chorando muito e não mamava direito. Após umas 4 ou 5 semanas, do nada, ela mudou totalmente e ficou bem mais tranquila! Aos 5 meses e meio ja sentava sem apoio algum! Depois que passa a gente fica toda orgulhosa das conquistas deles, né?

Portanto, mamães, procurem respeitar o tempo do seu filhote, entendam como uma fase necessária e, acredite: vai passar!

Fernanda Daltro.

Um comentário:

  1. Aqui estamos passando por isso! Hoje minha pequena tem 9 meses e meio e a dois meses ela tem acordado várias vezes de madrugada chorando bastante, e antes ela dormia a noite toda! As vezes acho que não vai passar! Ótimo post 😘

    ResponderExcluir