terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O que acontece na primeira consulta ao dentista - coluna da Dra Georgia Faria

Boa tarde!! 

Hoje vamos falar sobre a primeira consulta odontológica da criança. Vcs podem notar que demorei a levar Bianca, confesso, mas foi pq mudamos de cidade e eu queria que ela fosse na Dra Georgia Faria e os horários desencontrados não contribuíram. E como ela demorou muito a ter seu primeiro dentinho, acabei não tendo pressa. Mas segui à risca todas as orientações que ela me passou e, assim que consegui, levei Bianca para a sua primeira consulta. Foi muito legal e bem tranquila, ela só chorou um pouco na hora de ver a sua boquinha, mas logo passou. E levamos nota de 10! Vamos ver o que a dentista tem a dizer? 

"A primeira consulta odontológica

Olá, mamães! Espero que todas tenham tido um excelente Natal e que 2016 seja só de coisas boas, sem nenhum dentinho quebrado e nenhuma cárie nos pequenos, só sorrisos lindos e saudáveis!
Na postagem do dia 16.09.2015 falamos sobre quando seria ideal fazer a primeira consulta odontológica do seu filho. Agora, vamos falar um pouco sobre a importância dela ser feita por um odontopediatra e o que iremos explorar neste dia. 
Nesta primeira consulta, o que parece apenas meia hora de brincadeiras, esconde uma importância enorme. Enquanto a criança entra no consultório e se encanta com bonecos cheios de dentes, personagens favoritos, escovas de dente ou dentes de pelúcia, além dele sentir-se completamente à vontade, o odontopediatra já começou sua avaliação e você nem percebeu. Vamos observando comportamento da criança, se ela é tímida, se é agitada, curiosa, sensível ou até se já demonstra medo. Será observado padrão de sorriso, padrão facial, postura e até alguns hábitos da criança. Dá pra avaliar também o perfil dos pais, se são superprotetores, se são negligentes e, pasmem, até diagnóstico de violência infantil pode ser reparado pelo dentista.
Um ambiente claro e colorido e alguns brinquedos vão ajudar a ganhar a confiança da criança, que não deve jamais partir imediatamente para a temida (e/ou desconhecida) cadeira odontológica num primeiro momento. O odontopediatra precisa ganhar a atenção da criança e tornar-se amigo dela, independente de sua idade. Além disso, brinquedos educativos vão ajudar a ensinar a escovação certa para os maiores ou estimular o início da escovação nos menores.
Após deixar a criança examinar a boca de muitos bonecos, será mais fácil convencê-la a mostrar a sua própria boca. Precisamos avaliar a sequência correta de erupção de dentes, se a higiene está boa ou não, se a posição está correta, se há anomalias em quaisquer estruturas, se a língua e lábios estão nas posições corretas para que a criança fale bem e degluta corretamente e, por fim, se há ou não cáries ou manchas que podem tornar-se cáries. Descobrir se a criança tem hábitos e orientar os pais quanto a eles também é fundamental. Por fim, a criança será elogiada quando cooperar e ainda levará um presente por bom comportamento e para que ela lembre daquela consulta por mais tempo.
Quando os pais seguem as orientações e a criança frequenta o consultório a cada seis meses para essa avaliação de rotina e prevenção com futuras aplicações de flúor, dificilmente terá problemas dentários e, caso os tenha, não terá medo de deixar que o odontopediatra resolva ainda em fase inicial.
Tive o prazer de fazer a primeira consulta da pequena Bianca semana passada, ela amou e se divertiu muito. Resistiu um pouco na hora da avaliação, mas isso é comum antes dos 2 anos, mesmo com todo o contexto de brincadeiras. Usamos a técnica “joelho a joelho” para examiná-la. Essa técnica, além de evitar a cadeira, deixa a criança no colo da mãe, o que lhe deixa mais segura e é possível conter as mãos e os movimentos bruscos da cabeça permitindo que, o mais rápido possível, o dentista examine tudo que for necessário! Bianca e sua mamãe estão de parabéns! Aguardo vocês com seus filhotes para uma consulta. O consultório estará fechado em janeiro, mas já estamos agendando para fevereiro.
Beijos em todas
Geórgia"

Um comentário: