segunda-feira, 27 de julho de 2015

Regrinhas básicas para visitar um recém nascido



Regrinhas básicas para visitar um recém nascido

Quando nasce um bebê é normal familiares e amigos correrem para conhecer o mais novo integrante e parabenizar os papais. Mas, para que essa visita não se torne um incômodo para a família que ainda está se adaptando à nova rotina, seguem algumas regrinhas:

1. Não leve flores para a maternidade.

2. Procure sempre avisar antes de ir, lembre-se que o momento pode ser inoportuno (o bebê pode estar mamando, ou a mãe descansando, por exemplo) e a sua visita pode se tornar um incômodo; além disso, a mãe no comecinho fica quase sempre de camisola pela casa, evite pegá-la desprevenida.

3. Não passe perfumes e evite fumar antes de ir, cheiros muito fortes incomodam demais o bebê e você não sabe se aquela criança tem tendência a alergia.

4. Procure sempre ir de banho tomado e roupas limpas, um recém-nascido tem a imunidade muito baixa, e lavar bem as mãos ao chegar.

5. Não pegue na mãozinha do bebê nem beije a criança.

6. Nunca visite se estiver com alguma tosse ou qualquer doença contagiosa (se a gente já fica mal doente, imagina um bebê que mal tem defesas no seu corpo ainda).

7. Não peça para pegar o bebê no colo, algumas mães não gostam. Se a mamãe não se importar e oferecer, aí sim não tem problema.

8. Não tire fotos do bebê, muito menos usando o flash. Só se os pais permitirem (e com moderação, sem divulgar em redes sociais).

9. Não acorde o bebê nem peça para entrar no quarto se ele estiver dormindo.

10. Não faça visitas demoradas, lembre-se que esse é um período de adaptação e por mais gostoso que seja receber o carinho das pessoas nesse momento, a nova rotina é desgastante e os papais precisam ter o seu tempinho com o novo integrante, ou mesmo descansar.

11. Ao menor sinal de chorinho do bebê, se despeça e vá embora; a mãe precisa trocar fraldas, amamentar, colocar para dormir e curtir a sua cria, quase nunca ela gosta de plateia para isso.

12. Não chegue na casa da nova mamãe esperando ser recebido com um lanche, sentar à mesa e bater um papo sobre maternidade (ou qualquer assunto). Seja gentil e você mesmo passe em uma padaria e leve nem que seja um pacote de rosquinhas e uma garrafa de suco.

13. Se ofereça para ajudar em qualquer coisa, nem que seja lavar uma louça ou colocar alguma coisa no lugar. Nesse período ajuda é fundamental.

14. Não fale alto nem conte histórias trágicas sobre grávidas e bebês.

15. Por fim, leve um mimo para o bebê que acabou de nascer, é bacana e a mãe fica feliz com essa gentileza. Se tiver intimidade, pergunte se o bebê está precisando de algo, assim você acerta o presentinho na mosca!

     Na verdade, basta um pouquinho de bom senso e você não vai errar! ;) Beijos, Fernanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário